RJ RESPONSIBLE JEWELLERY COUNCIL
É com enorme orgulho que após um longo período de trabalho, passámos a ser a Primeira empresa de retalho de Joalharia em Portugal a obter a exigente Certificação, integrando o restrito “clube” de 1800 empresas a nível mundial, desde a mineração ao retalho, do Responsible Jewellery Council. Acreditamos que esta certificação e todos os procedimentos inerentes nos tronaram mais eficientes e resilientes.
A Responsible Jewellery Council é a organização líder mundial em definição e certificação de padrões de sustentabilidade para a indústria joalheira e relojoeira.
Criado para liderar mudanças e construir confiança o RJC reúne mais de 1.800 empresas de todos as dimensões, em toda a cadeia global de fornecimento de joias e relógios, da mineração ao retalho.
Desempenhamos um papel crucial na promoção de práticas responsáveis e padrões éticos na indústria joalheira e relojoeira. Através dos nossos padrões, certificação e iniciativas colaborativas, o RJC visa construir confiança, transparência e sustentabilidade em toda a cadeia de fornecimento de joias e relógios, beneficiando, em última análise, os consumidores, as comunidades e o meio ambiente
Os nossos objetivos e obrigações são regulamentados pelo Código de Praticas - CoP (Code of Practices)
O CoP define os requisitos para estabelecer práticas comerciais responsáveis em toda a cadeia de fornecimento de joias, da mineração ao retalho
O CoP é composto por 42 disposições especificamente concebidas para que as empresas cumpram seis objetivos gerais:
1- Melhorar a conformidade legal e regulamentar, reforçar os relatórios públicos e garantir o compromisso com práticas empresariais responsáveis.
2- Aumentar o uso da devida diligência nas cadeias de abastecimento para defender os direitos humanos, apoiar o desenvolvimento comunitário, promover esforços anticorrupção e gerir os riscos de abastecimento.
3- Cumprir com as convenções internacionais sobre o trabalho e garantindo condições dignas.
4- Proteger a saúde e a segurança das pessoas e do ambiente e utilizar os recursos naturais de forma eficiente.
5- Controlar e divulgar adequadamente informações sobre produtos e, assim, evitar práticas de marketing ardilosas ou falsas.
6- Garantir práticas responsáveis de exploração e mineração que protejam as comunidades e ambientes potencialmente afetados por impactos adversos.